Dacriadenite (inflamação da glândula lacrimal) - Übersetzung nach russisch
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Dacriadenite (inflamação da glândula lacrimal) - Übersetzung nach russisch

Tireóide; TIREOIDE; Glândula tireóide; Tireoide; Glândula tiróide; Hormônio da tireóide; Tiróide; Glândula tireoide; Glândula Tireóide; Hormônio da tireoide

Dacriadenite (inflamação da glândula lacrimal)      
дакриоаденит (воспаление слезной железы)
glândulas endócrinas         
GLÂNDULA DO CORPO HUMANO
Glândulas endócrinas; Glandula endócrina
эндокринные железы
glândulas endócrinas         
GLÂNDULA DO CORPO HUMANO
Glândulas endócrinas; Glandula endócrina
эндокринные железы

Definition

ИВАН-ДА-МАРЬЯ
однолетнее полупаразитное травянистое растение семейства норичниковых. Распространено в Европе. Семена ядовиты. Иван-да-Марьей называют также анютины глазки и некоторые другие растения.

Wikipedia

Tiroide

A tiroide (português europeu) ou tireoide (português brasileiro) AO 1990 (do grego θυρεός thyreos "escudo", devido ao seu formato) é uma glândula endócrina dos vertebrados. Em humanos, fica no pescoço e consiste em dois lobos conectados. Os dois terços inferiores dos lobos são conectados por uma fina faixa de tecido chamada istmo da tireoide. A tireóide está localizada na parte frontal do pescoço, abaixo do pomo de Adão. Microscopicamente, a unidade funcional da glândula tireóide é o folículo esférico da tireóide, revestido por células foliculares (tireócitos) e células parafoliculares ocasionais que circundam um lúmen contendo colóide. A glândula tireoide secreta três hormônios: os dois hormônios da tireoide - triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) - e um hormônio peptídico, a calcitonina. Os hormônios tireoidianos influenciam a taxa metabólica e a síntese protéica e, em crianças, o crescimento e o desenvolvimento. A calcitonina desempenha um papel na homeostase do cálcio. A secreção dos dois hormônios da tireoide é regulada pelo hormônio estimulante da tireoide (TSH), que é secretado pela glândula pituitária anterior. O TSH é regulado pelo hormônio liberador de tireotropina (TRH), que é produzido pelo hipotálamo.

A glândula tireoide se desenvolve no assoalho da faringe, na base da língua, na 3-4 semanas de gestação; em seguida, desce na frente do intestino faríngeo e, por fim, nas semanas seguintes, migra para a base do pescoço. Durante a migração, a tireoide permanece conectada à língua por um canal estreito, o ducto tireoglosso. No final da quinta semana, o ducto tireoglosso degenera e, nas duas semanas seguintes, a tireoide descolada migra para sua posição final.

Eutireoidismo é o termo usado para descrever um estado de função normal da tireoide no corpo. Os distúrbios da tireoide incluem hipertireoidismo, hipotireoidismo, inflamação da tireoide (tireoidite), aumento da tireoide (bócio), nódulos da tireoide e câncer de tireoide. O hipertireoidismo é caracterizado pela secreção excessiva de hormônios tireoidianos: a causa mais comum é a doença autoimune de Graves. O hipotireoidismo é caracterizado por uma secreção deficiente de hormônios tireoidianos: a causa mais comum é a deficiência de iodo. Em regiões com deficiência de iodo, o hipotireoidismo secundário à deficiência de iodo é a principal causa de deficiência intelectual evitável em crianças. Em regiões com quantidade suficiente de iodo, a causa mais comum de hipotireoidismo é o distúrbio autoimune da tireoidite de Hashimoto.

A presença da tireóide e suas várias doenças foram observadas e tratadas durante séculos, embora a própria glândula só tenha sido descrita e nomeada desde o Renascimento. O conhecimento da tireóide, sua bioquímica e seus distúrbios se desenvolveu ao longo do final do século XIX e do século XX. Muitos tratamentos modernos e modalidades investigativas evoluíram ao longo de meados do século XX, incluindo o refinamento das técnicas cirúrgicas de remoção da tireoide (tireoidectomia) para o tratamento do bócio; o uso de iodo radioativo e tiouracil para o tratamento da doença de Graves; e punção aspirativa por agulha fina para diagnóstico de nódulos tireoidianos.